Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto e biografia:  https://pt.wikipedia.org/

 

 

 

MIÊTTA SANTIAGO

 

 

Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira ou Miêtta Santiago (Varginha, 1903 – Rio de Janeiro, 1995) foi uma escritora, poeta, advogada criminalista e sufragista brasileira. Lutou pelo direito ao voto das mulheres brasileiras.

Foi uma das primeiras mulheres no Brasil a exercer plenamente seus direitos políticos. Junto de Celina Guimarães Viana, Miêtta foi uma pioneira em 1927 na luta pelo sufrágio no Brasil.Em 1928, Santiago questionou a constitucionalidade da proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava o Artigo 70 da Constituição da República Federal dos Estados Unidos do Brasil, datada de 24 de Fevereiro de 1891, quando esta estava em vigor.

Miêtta nasceu em Varginha, em 1903. Aos 11 anos de idade, foi morar em Belo Horizonte, estudando na Escola Normal da capital mineira. Seu pai queria que a filha fosse professora, mas Miêtta seguiu firme na sua decisão de cursar mais dois anos do antigo segundo grau para poder ingressar na faculdade de direito. Durante o curso, teve contato com literatura e acabou abraçando a poesia, gênero do qual se tornaria escritora anos mais tarde.

Partiu para a Europa, onde ficou por seis meses, complementando seus estudos em advocacia, onde acabou tendo contato com o movimento pelo feminino, que na época se espalhava pelo velho continente. Envolveu-se com a cultura de outros países e a luta de milhares de mulheres que participavam da sociedade tanto na política quanto na literatura e na sociedade.

Retornou ao Brasil aos 20 anos e casou-se com o médico João Manso Pereira. Não era comum o Brasil ter mulheres com diplomas de ensino superior, muito menos em direito e assim Miêtta chamava a atenção por onde passava. Em seu estado natal, fundou a Liga de Eleitoras Mineiras e seu pioneirismo inspirou poetas a escrever sobre seus feitos, como Drummond de Andrade. Era figura frequente na boêmia da capital mineira, tendo contato com outros escritores e poetas brasileiros, tendo conhecido também; Getúlio Vargas e Tancredo Neves.

Obra publicada: amorada da Deus (1936). Maria Ausência (1940);  Uma consciência unitária para a humanidade (1981); As 7 poesias (1981)

 

Miêtta morreu na cidade do Rio de Janeiro, em 1995, aos 92 anos. 

 

|

A MULHER NA POESIA DO BRASIL. Coletânea organizada por Da Costa Santos.  Belo Horizonte, MG: Edições “Mantiqueira”, 1948. 
291 p.  14x18 cm.  Capa de Delfino Filho. 
Ex. bibl. Antonio Miranda

 

M U L H E R

 

Mulher, acorda com a madrugada e canta ...
O gosto do dia deves colher, fresco, para a tua fala ...
O amor em ti entrará por tua voz ...
Cuida de madrugar para receber o amor ...

Mulher, teu corpo seja a tua inteligência ...
Lava teu corpo com a água da imaginação ...
O carinho se dissolve em teu corpo inteligente
como o açúcar na gota de leite ...

Mulher, que teu coração vá ao fundo do poço da bondade,
como a caçamba, e volte cheio,
para matar a sede do amado,
que, virá de madrugada,
e, entrará por tua voz até a tua inteligência.

 

*

 

VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html

 

Página publicada em agosto de 2021

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar